quarta-feira, 24 de abril de 2013

Santa Rita 120 Carménère 2011

Vinícola: Santa Rita
País: Chile
Região: Valle Central
Tipo: Tinto
Uva: Caménère
Álcool: 13,9%

Este é um vinho que carrega consigo uma história e um contexto muito peculiar. Um exemplar da tradicional Vinícola Santa Rita, ele trás em seu nome uma  homenagem aos 120 soldados que se refugiaram nos porões do estabelecimento, durante a guerra civil chilena, com  o apoio da anfitriã e em prol da independência do país. 
Além desta bela fundamentação, O 120 Caménère nos mostra características tão especiais quanto seu nome e sugere sugere um vinho de representação ideal para a uva (Caménère), o que o é. Sua cor é vermelho intenso. No aroma, sentimos um frutado fresco, com ameixa e frutas pretas que se destacam. Apesar do pouco tempo na barrica de carvalho francês (06 meses), podemos sentir também a presença madeira.  
Na boca é bem pouco acido, com taninos macios e persistentes, além de sedoso e elegante. Um vinho fácil de beber e redondo. Evolui rapidamente na taça e pode ser bebido sem refeição. Entretanto, pode acompanhar massas, frango, carnes vermelhas magras em pouca quantidade e queijos maduros.
Em minha recente visita à Vinícula comprei um exemplar da garrafa. Tornei a compra-lo no Brasil, e hoje,  o considero uma peça 'coringa' na adega. 


Nota: 82/100    

Visual:                        Vermelho Intenso
Olfativo:                     Floral, Baunilha e Frutas Vermelhas. 
Gustativo:                 Taninos Macios
Harmonização:         Frango e Queijos Maduros



Nenhum comentário:

Postar um comentário