domingo, 28 de abril de 2013

Toro Loco Crianza 2010

Vinícola: Viña Coviñas
País: Espanha
Região: Utiel-Requena
Tipo: Tinto
Uva: Tempranillo, Cabernet Sauvignon
Álcool: 12,5%

Lembro-me de toda polêmica e espera que o vinho Toro Loco Tempranillo 2011 teve junto aos enófilos brasileiros, ele que tornou-se famoso mundialmente por ser vendido a 3,59 libras na Inglaterra e por ganhar a medalha de prata na tradicional International Wine & Spirits Competition. 
Já falamos dele aqui no blog, destacamos sua facilidade de beber e o excelente custo-beneficio, ressaltamos também que embora seja um excelente vinho, não se pode esperar dele um vinho superior aos grandes vinhos franceses ou até mesmo os ícones do Novo Mundo, como subentende-se pela conquista acima citada.
Agora o Toro Loco chega ao brasil com um outro exemplar, o Toro Loco Crianza 2010, que se difere do "premiado" principalmente pelo seu estágio em barrica de carvalho francês(06 meses) e pela adição de 10% da uva Cabernet Sauvignon, além das demais influencias, como o ano da colheita, o clima, etc.
A adição da rainha das uvas, a Cabernet Sauvignon, ofereceu mais estrutura ao vinho, taninos presentes e maior complexidade a bebida, embora seja só 10%. A predominância da Tempranillo se faz notar principalmente no corpo leve a médio do vinho e o baixo teor álcoolico.
No olfato, a nova edição é mais "defumada", influenciada pela barrica, a madeira se faz presente, juntamente com groselha (de pouca intensidade) assim como o Tempranillo 2011.
Bebi o Toro Loco Crianza 2010, vendo um bom filme e sem acompanhamento, depois com uma pizza, nas duas ocasiões ele caiu bem. 
Minha conclusão é que: assim como o vinho premiado, ele é um bom custo-beneficio e vale a pena experimentar. Entretanto não não podemos criar grande expectativas com o premio conquistado pela vinícola.  Na sua faixa de preço podemos achar vinhos tão bons ou melhores. 
Enfim, ele não desapontou e me proporcionou bons momentos.

Nota: 81/100


Visual
 Rubi
Olfativo
 Madeira e Groselha
Gustativo
 Leve, agradável e fácil de beber
Harmonização
 Pizza e sanduíches 

2 comentários:

  1. Querido, boa tarde. Gostaria que o amigo me indicasse vinhos tintos nesta faixa de preço ou um pouco maior com um sabor e personalidades mais marcantes. Se possível me envie para o mail marcossg1972@gmail.com. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir