quinta-feira, 16 de maio de 2013

Miguel Torres Gran Reserva Carménère 2009

Vinícola: Miguel Torres
País: Chile
Região: Vale Colchagua
Tipo: Tinto
Uva: Carménère
Álcool: 14%


O vinho que abordo hoje, me trouxe uma observação no ato em que abri a caixa de transporte, sua apresentação(rótulo, cores e os fios cor de ouro) era belíssima. Se isso é importante? Vai de cada um. Na minha opinião, assim como qualquer comida, a apresentação e a imagem do prato me instigam a experimentar.
Este exemplar é de uma vinícola de família espanhola que levou toda sua tradição para o Chile. Este vinho trás a uva emblemática, a carménère. Passou por 15 meses em estágio nas barricas de carvalho, o que o faz denominar-se como Gran Reserva. 
Depois de aberto, deixei-o respirar por uma hora, sem decantar. Na taça me apresentou lagrimas tímidas sem grande volume. Sua cor era um rubi com borda em tons de vermelho sangue.
No Olfato senti uma surpresa, não tinha uma presença destacada da madeira, já que passou por um bom tempo na barrica. Só fui sentir a presença da madeira, levemente, durante a evolução na taça. Também me trouxe um aroma de pimenta do reino e algumas especiarias sem grande destaque. Outro amigo me destacou a menta.
Na boca, desde o primeiro contato, foi equilibrado e com taninos suaves, com um volume médio, sem grande acidez.
No geral é um vinho agradável de se beber com algumas características interessantes. Ressalto que não é um mal custo-beneficio, valeu o que paguei, entretanto, ressalto a expectativa que ele me gerou como sua intitulação Gran Reserva. O fato é que ele não chegou a uma complexidade que se esperava de um vinho que passou tanto tempo em barrica, não ganhou o corpo e aromas, tanto em qualidade como em volume desejado. 
Fico na expectativa no outro exemplar, Miguel Torres Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2009, talvez pela diferença entra as uvas,  obtenha tudo que esperei no exemplar Carménère.

Nota: 84/100

 Visual
  Rubi, bordas sangue
 Olfativo
 Pimenta, madeira leve
 Gustativo
 equilibrado e taninos leves
 Harmonização
 Pizza e carnes leves

3 comentários:

  1. Esse vinho é demais, amei! Pena que não consigo encontrá-lo facilmente.

    ResponderExcluir
  2. Amei esse vinho . Estou a procura dele há tempos. Onde posso adqiri-lo?

    ResponderExcluir
  3. Comprei no Chile e gostei muito, mas não consigo achar no Rio de Janeiro... Nem nas lojas on line... Triste!

    ResponderExcluir