segunda-feira, 10 de junho de 2013

Vinho e Fondue: como combinar?

Com a chegada do inverno e a proximidade do dia dos namorados, escrevemos hoje sobre um elemento que combina tão bem com essas duas ocasiões: o Fondue.

Fondue é um prato de origem na Suíça, normalmente à base de queijo aquecido em uma fonte de calor pouco intensa e do qual as pessoas se servem diretamente. Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasser alemã), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, carnes, frango, legumes ou queijos maduros. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.(Wikipedia)



Para quem quer praticidade, já existem os kit's de Fondue vendidos na maioria dos supermercados, fácil de fazer e rápido.
Quando for escolher o vinho para acompanhar o seu fondue, saiba harmonizar, a partir do complemento usado.

Queijo: Indicamos na hora de escolher o vinho, levar em conta o tipo do queijo usado, se for um queijo leve e fresco é melhor escolher um vinho leve e macio. Se for um queijo duro e forte é melhor escolher um vinho tinto robusto. Para te ajudar na escolha escrevemos mais sobre queijos e vinhos, veja: Queijos e Vinho: como harmonizar

Carne: Os melhores vinhos para acompanhar carnes são os tintos. Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz, Cameneré, Malbec, etc. Quanto mais mais forte e gordurosa for a carne, mais robusto o vinho escolhido.

Frango: Um tinto leve(Pinot Noir) ou Branco( Chardonnay ou Torrontes), evita-se tintos robustos, pois estes esconderiam o sabor do frango. 

Chocolate: Muito difícil de se harmonizar vinho e chocolate, devido a acidez e amargor do cacau, o que mais se entrosa com o chocolate são vinhos fortificados, como um Porto Ruby ou vinhos de colheitas tardias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário