terça-feira, 2 de julho de 2013

Harmonização entre Vinho e Chocolate

Cientistas da Northumbria University constataram que a combinação entre chocolate e vinho tinto faz bem para a mente. Segundo os pesquisadores, por serem ricos em polifenóis, a combinação dos dois alimentos ajuda a dilatar as veias, facilitando o suplemento de sangue ao cérebro, como divulgado no jornal britânico Daily Mail.
Para acertar na escolha, combine aos chocolates com sabor mais leves os vinhos mais leves. De igual modo, quanto mais forte o sabor do chocolate, mais encorpado o vinho deve ser.

Chocolate ao leite

Os apaixonados por chocolate ao leite devem escolher um vinho doce para acompanhá-lo, como o vinho do Porto. Assim, nenhum sabor se sobressai ou anula ao outro.

Chocolate meio-amargo

Chocolates com 50% de cacau são de fácil combinação e podem ser acompanhados com diversos tipos de tintos, sejam eles jovens ou encorpados. Boas dicas são o Cabernet Sauvignon, Shiraz e Merlot.

Chocolate amargo

Para os chocolates com mais de 70% de cacau, uma dica é optar por rótulos tintos secos sem passagem por madeira, como os Merlots jovens. Acima deste percentual, vale escolher a bebida com leve passagem por madeira, como Cabernet e Merlot.

Chocolate branco

Chocolate branco pode ser combinado com vinho branco ou tinto. Uma dica é escolher rótulos com fermentação malolática, que dá um toque amanteigado à bebida e ajuda a harmonizar com o doce.


Fonte: www.gallette.com.br
culinaria.terra.com.br


4 comentários: