quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A diferença entre Espumante, Champanhe, Prosecco e Frisante

Você sabe qual a diferença entre champanhe, espumante e frisante?

Muitos tem essa dúvida, andam por mercados e lojas de vinhos e vêem estas varias opções para compra e não sabem qual escolher ou até mesmo diferencia-los.

Espumantes, como o próprio nome introduz, contém bolhas(tipo espumas) por causa do gás carbônico, que é mantido na garrafa. O Espumante pode ser feito através do método Chamat ou Champenoise. Chamat, é quando a segunda fermentação ocorre em tanques de aço e o champenoise é quando essa fermentação é feita na própria garrafa


O Champanhe é um "espumante" que é produzido obrigatoriamente em uma região específica (Champagne, França). Tem um rígido controle de qualidade e de regulação. Só pode ser feito com as uvas Pinot Noier, Chardonnay e Pinot Meunier.

Prosecco é o mesmo caso do Champanhe, é um espumante especifico da região de Veneto, Itália. Tem esse nome pela uva que é usada em sua elaboração.

Os frisante são diferentes dos espumante, se assemelha por usar o gás carbônico, só que no frisantes a quantidade é menor e inserida de uma forma artificial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário