segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Torrontés : Características e Harmonização

Torrontés é uma uva que esta acendendo no gosto do enófilos. Com parentesco da conhecida moscatel, sempre teve um papel secundario na ultilização da casta, antes reservada a simples composição de vinhos de corte. Se a Malbec é a principal casta entre os vinho tintos argentinos, agora os hermanos investem na Torrontés para ser sua "identidade" entre os vinhos brancos. E aos poucos a casta começa a ganhar prêmios e espaço no mercado internacional.

Principais Regiões
De origem espanhola, se adaptou muito bem na Argentina. Embora Mendoza(Argentina) seja um grande polo de produção, é altamente recomendo os vinhos oriundos da região de Salta(Argentina), são de grande qualidade. Também encontramos Torrontés em Portugal e na Bulgária.

Características

É uma casta que produz um vinho amarelo claro que ocasionalmente desenvolve matizes dourados e verdes. Seu aromas principais são florais, cítricos e as vezes frutas tropicais. Na boca surgem os sabores de salada de fruta, às vezes com toques de orégano ou mel. Sempre acompanha uma fresca acidez. 

Harmonização

O Torrontés é o vinho perfeito para tomar como aperitivo refrescante antes de uma comida, ou para acompanhar os sabores delicados de peixes e mariscos. Também harmoniza muito bem com os pratos aromáticos e picantes da Índia, China e Tailândia.

Alguns dos vinhos com a casta Torrontés aqui analisados:

Goulart T 2012 (86)

Alta Vista Classic Torrontés 2011 (85)


Fonte: winesofargentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário