quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dicas para uma confraria de vinhos.

O que é uma confraria?

A confraria é uma reunião de amigos e enófilos, que possuem o intuito de se reunirem para degustar bons vinhos, avalia-los, ver as diferenças entre estes e aprender um pouco em cada garrafa degustada. Além de se descontrair e colocar o papo em dia.


Por que montar um confraria?

Uma das principais funções de uma confraria é a troca de opinião e conhecimento. Além de você conseguir beber vários vinhos na noite pagando somente o que você levar.

Quais as dicas?

                                                          
  • O ideal é reunir um numero de pessoas que se possa organizar a degustação e conversar tranquilamente. A ideia não é realizar uma festa. Logo selecione no máximo de 8 a 10 pessoas, prioritariamente amigos, pois assim vocês ficarão mais a vontade.
  • Defina a regularidade das reuniões(semanal, quinzenal, mensal, semestral, etc).
  • Organize a degustação as cegas( escondendo o rótulo), para ajudar na avaliação, no aprendizado e para manter a imparcialidade. Para esconder a identidade da garrafa, o ideal é embrulha-la em um papel alumínio ou pano escuro. Não se esqueça de numera-lá.
  • Sempre lembre de ter água disponível, o ideal é o consumo de 1 copo de água para cada taça de vinho.
  • A escolha dos vinhos e tema deve seguir um critério estabelecido pelo anfitrião (tipo de uva, região, país, etc.)
  • A compra do vinho pode ser por cotas, onde junta-se o dinheiro antecipadamente e o anfitrião compra os vinhos dentro do tema. Ou ainda pode-se escolher o tema e cada um se responsabiliza por levar o vinho. Neste caso, é importante definir a faixa de preço.
  • Para ajudar na análise dos vinhos, disponibilizamos a imagem da ficha de degustação da OIV. Clique da imagem e imprima.



Viu como é fácil? Aproveite nossas dicas e organize sua confraria. Nos mande fotos e um relato para que possamos divulgar.



Saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário