sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sauvignon Blanc: a uva do verão.

Dando continuidade na nossa serie sobre Uvas, hoje trazemos a conhecidíssima Sauvignon Blanc. Já escrevemos sobre a Carménère, Tempranillo, Nebbiolo e a Torrontés.

A Sauvignon Blanc tem como origem a região de Bordeaux, na França. Pesquisas recentes revelam que a Sauvignon Blanc, assim como a Carbernet Franc são parantes da Cabernet Sauvignon, a uva mais plantada do mundo, segunda a universidade de Adelaide(Austrália).

Acreditamos que seja a uva mais apropriada para o verão brasileiro. Uma casta que produz um vinho de ótimo frescor e excelente opção para acompanhar petiscos como  peixe e camarão. Na beira da praia ou piscina, ela é uma ótima pedida.

Principais Regiões


As Sancerre e Puilly-Fumè, no Loire, talvez seja onde encontramos seus melhores vinhos. Sauternes e Graves, em Bordeaux, também produzem ótimos exemplares da casta. No Novo Mundo se destacam especialmente na Nova Zelândia, Chile, África do Sul, Estados Unidos e Uruguai.


Características

A Sauvignon Blanc é uma uva de personalidade delicada e elegante, se adaptando bem ao clima frio. Uma peculiaridade é a sua colheita, que é antecipada, no começo do verão. Com isso apresenta um corpo leve, fresco, mineral e uma acidez marcante na boca. É uma uva como bastante complexidade aromática. É comum aromas de frutas como abacaxi, maracujá, pêssego e melão. Também pode apresentar aromas herbáceos como grama cortada e hortelã, pimenta branca, algumas especiarias e também mineral.

Visualmente produz comumente vinhos amarelo palha com tons  esverdeados, as vez ouro ou translúcidos.  

Raramente forma vinhos de guarda no novo mundo, sendo que o ideal seja consumir seus vinhos até 3 anos. Em Bordeaux ela gera vinhos com uma maturação maior, tendo exemplares com capacidade de guarda que passam de 15 anos. Isso tudo dependendo da safra, produtor, terroir, etc.

Harmonização

Devido a sua acidez e frescor, a harmonização com Sauvignon Blanc é certeira quando envolve peixes e frutos do mar. Outras boas opções são queijos como o de cabra, parmesão, appenzeller, camembert e maasdam. Além da culinária japonesa, ceviche, casquinha de siri e saladas.

Temperatura de Serviço

A temperatura de serviço de um Sauvignon Blanc , que realça todos os seus aromas e sabores está entre 7° e 10°.


Saúde!






Nenhum comentário:

Postar um comentário