sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vinho para refrescar o verão.

Com o verão a todo vapor, tornou comum notícias de sensação térmica chegando a 52º no Rio de Janeiro e o calor não aliviando em nenhuma parte do Brasil. Inclusive existem estudos que afirmam que os verões vão ficar cada vez mais quentes. Pergunta-se qual vinho ideal para se refrescar?

Indicamos a escolha de vinhos leves e frescos.
O ideal são Espumantes, Rosés e vinhos brancos. Se bater a vontade de um vinho tinto, prefira tintos jovens, leves e com maior acidez.  Quais castas?

Espumantes
- Em geral todos Espumantes combinam perfeitamente com verão. Entenda a diferença entre Espumante, Champanhe, Prosecco e Frisante(Aqui!

Rosés
- É um vinho intermediário entre o tinto e branco. Bastante consumido no verão, um boa opção por ser leve e refrescante.

Vinhos Brancos
- Todas castas vão muito bem no verão. Só que umas se destacam mais por suas refrescância. Indico vinhos leves, com maior acidez e menor porcentagem de álcool. Algumas dicas são Vinho Verde(Portugal), Sauvignon Blanc, Chenin Blac e Chardonnay sem passagem em barrica.

Vinhos Tintos
- Para quem não abre mão de beber um tinto, mesmo no calor. Indicamos vinhos jovens(safras recentes), servidos a uma temperatura 12ºc a 14ºc. As castas mais apropriadas são Pinot Noir, Gamay e Valpolicella. 

Temperatura de serviço


Espumantes - 7ºC a 12ºC
Rosés - 12ºC a 14ºC
Brancos Leves - 8ºC a 15ºC
Tintos leves(*no verão) - 12ºC a 15ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário