segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tannat, características e harmonização.

Tannat tem origem no sul da França, Madiran. Hoje é conhecida mundialmente como uma uva emblemática Uruguaia.
Ficou recentemente muito em foco, depois de em estudos médicos foram constatos que a Tannat é a uva com maior quantidade de resveratrol, um polifenol que tem características anti-cancerígena e anti-envelhecimento ( Veja aqui!).



Principais Regiões


É uma casta que ganhou destaque internacional a partir dos vinhos Uruguaios. No entanto tem bons exemplares do Sudoeste da França, sua origem. E o Brasil já tem ótimos vinhos, se destacando pela sua qualidade. Destaco o Tannat da Don Laurindo, da Casa Venturunni e outros que valem a pena serem degustados. Também podemos encontrar ela em outros países como Argentina, Africa do Sul, Austrália, Itália e E.U.A.

Características


Teu nome não esconde sua principal característica: alto volume de taninos. A Tannat e a Baga(Portugal) estão entre a uvas com maior concentração de taninos no mundo. São vinho "fortes" com boa estrutura e volume. Precisam ser bem trabalhados para não serem desagradáveis e duros. Pode formar vinhos com grande potencial de envelhecimento e que evoluem muito bem com o carvalho. 
Seus aromas comuns lembram frutas vermelhas maduras e o contato com carvalho proporciona toques de baunilha, coco, chocolate, charuto, café, entre outros.
Na boca geralmente apresenta grande volume, com boa estrutura e finais de boca prolongados.

Harmonização


Sua melhor companhia é a parrilha uruguaia. Seus taninos harmonizam muito bem com as carnes gordurosas, como o churrasco dos pampas gaúchos.


Alguns dos vinhos com a casta Tannat aqui analisados:






3 comentários:

  1. É muito bom degustar um vinho e aprender as suas características aqui no site! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse vinho fermentado com a uva Tannat, um paladar um pouco ácido.ótima uva. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Quando provei o vinho de uva Tannat pela primeira vez gostei muito do sabor e agora o consumo frequentemente.

    ResponderExcluir