segunda-feira, 24 de março de 2014

O que é um vinho de guarda?

O que é um vinho de guarda?

Esta é uma dúvida muito presente a quem esta iniciando no mundo do vinho.

Simplificando, podemos definir um vinho de guarda como um vinho que como o próprio nome já traduz: que podemos guarda-lo. 
É um vinho que não se perde em pouco tempo. Uma bebida que evolui dentro da garrafa, que se apura e ganha mais complexidade com o tempo. O ideal é ter paciência e esperar seu amadurecimento.

Para compreender melhor, primeiro temos que desmentir um ditado popular muito comum: "vinho quanto mais velho melhor". 


Pois bem, esse ditado nem sempre é verdade e quase sempre está errado. A maioria dos vinhos são feitos para se consumir imediatamente. São vinhos simples, que são produzidos em larga escala e sem grandes complexidades. O ideal na maioria dos vinhos é bebe-los em até 3 anos.

Diferente são os vinhos de guarda. O são mais complexos. Já são instrumentados desde a videira de forma especial. Seleciona-se o melhor micro-terroir da vinícola para as parreiras que darão origem a este vinho. Se faz um controle rígido na escolha das uvas e se tem um processo diferenciado na produção, mais cuidadoso e usando barris de melhor qualidade e geralmente de primeiro uso. São vinho bem mais caros e difíceis de se achar. Geralmente são produções limitadas, sendo o vinho ícone da vinícola.


Escutei uma vez que o vinho é um "ser vivo": Ele nasce, evolui e morre. Essa é uma boa frase. Os vinho de guarda são aqueles que demoram a morrem, que evoluem lentamente e ao final de sua vida te proporciona um prazer único e indescritível. Sentimentos que só um bom vinho pode gerar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário