quarta-feira, 12 de março de 2014

Vinhos do Brasil: Cooperativa Vinícola Aurora

A maior vinícola brasileira. A cooperativa vinícola Aurora antes de mais nada é um patrimônio histórico brasileiro. Em nossa visita a serra gaucha, constatamos em conversa com produtores e moradores locais a importância historia e atual da Aurora. Muitas das vinícolas da região, que hoje tem reconhecimento internacional, um dia fizeram parte da cooperativa.

Escutamos historias mais diversas de como a Aurora ajudou e foi importante para desenvolvimento para viticultura na região. Se fossemos escrever aqui, daria um livro.

Iniciada a partir de 17 famílias que se juntaram para criar a cooperativa, hoje ela conta com mais de 1100 famílias cooperadas.

Como sabemos é uma vinícola gigante, que atual em todas as áreas, vai desde o conhecidíssimo Sangue de Boi(Vinho suave), passando pelo suco de uva e chegando aos vinhos finos de qualidade, como destaco a atual linha de Pinto Bandeira e o Partilha Limitada.

Um fato que me chamou atenção é o escoamento da produção. Que saí do Vale dos Vinhedos através de canos por baixo da terra e vão por mais de 4km até a sede.

Embora tenha vários produtores e receba varias qualidades de uvas, podemos notar o esquema de acompanhamento da safra juntamente com as famílias(visitas domiciliar) e a seleção da produção, separando o melhor para as melhores linhas.

Por que ir?

A sede da vinícola no centro de Bento Gonçalves respira história. Destaco as galerias e as caves subterrâneas que passam por de baixo das ruas da cidade, interligando as sedes da empresa. Com uma arquitetura clássica e de grande beleza. 

O que não pode perder?

Eles tem uma linda sala de degustação, com toda estrutura e um belo piso transparente que dá para ver os barris abaixo dos seus pés, usada para degustações especiais. As degustações turísticas são realizadas na sala onde se encontra a "Fontana di Bacco".
De seus vinho gostei do Partilha Limita Cabernet Franc, a linha Pinto Bandeira merece destaque e o já avaliado aqui Aurora Reserva Tannat.

Como chegar?

A vinicola é de fácil acesso, se localiza no centro da cidade. Com varias placas e nesse caso o GPS não errou o caminho até ela. Veja no Mapa

Informações

Boa Viagem!

2 comentários:

  1. Seria bom avisar que a sala de degustação c/piso transparente é usada apenas para grupos especiais. A degustação dos visitantes da vinícola é feita normalmente na sala onde está a "Fontana di Bacco"

    ResponderExcluir