sexta-feira, 4 de abril de 2014

Chardonnay: características e harmonizações.

Continuando a nossa série sobre uvas, hoje trazemos a querida Chardonnay.
A Chardonnay tem como origem a região de Borgonha, na França. É conhecida como a "rainha" das uvas brancas, sendo a variedade de uva branca mais cultivada no mundo. Ela também tem importante participação na composição de espumantes, principalmente em Champanhe.

Principais Regiões

A Chardonnay esta presente em vários territórios, tanto no velho mundo como no novo mundo. Quase todos os países produtores de vinhos tem esta casta em seus parreirais. Mas não tem como negar que seu maior esplendor é alcançado em sua terra natal, a Borgonha(França), aonde produz vinhos complexos, com boa estrutura e capacidade de evoluir. Destacamos também os chardonnay vindos dos EUA(Califórnia), da Austrália e do Chile. O Brasil também apresenta alguns bons exemplares das casta. Em nossa última visita a serra gaúcha nos encantou três ótimos vinhos da uva: Legno da Pizzato, Don Laurindo Chardonnay 2013 e o Casa Venturini Chardonnay Reserva 2011.

Características

É uma uva que pode apresentar bastante diferença entre um exemplar e outro. O clima e o terroir influenciam demais nas suas características. O clima frio produz vinho mais frescos, minerais e leves, enquanto o clima mais quente geralmente produz vinhos mais alcoólicos, mais estruturados, amanteigados e frutados.
Os aromas comuns em seus vinhos podem ser: frutado (abacaxi, maracujá, limão, maçã, pera, damasco, banana e manga), amanteigados e doces (mel, caramelo, manteiga), tostados (baunilha e coco), podemos ter outros aromas terrosos, minerais e frutas secas.

Harmonização

Como já dito a Chardonnay pode se mostrar de diversas formas, o que amplia muito a sua gama de combinações. No entanto indicamos algumas harmonizações infalíveis e que do nosso ponto de vista, não oferecem chance ao erro:
- Carnes brancas em geral.
- Queijos: Camenbert, Suiços, Gouda, Reino e Brie
- Massas acompanhas de frutos do mar e molhos branco.
- Sopas encorpadas e cremosas.

Temperatura de Serviço

A temperatura de serviço de um vinho Chardonnay que realça todos os seus aromas e sabores está entre 8° e 10°.

Para outras uvas indicamos nosso posts sobre a Carménère, Tempranillo, Nebbiolo, Torrontés e Sauvignon Blanc.

Saúde!













Nenhum comentário:

Postar um comentário