segunda-feira, 14 de abril de 2014

Páscoa: Harmonize chocolate com vinhos

Esta chegando a páscoa. Época em que muito dão e ganham chocolates. para os enófilos e chocólatras de plantão. O simplificando vinho preparou um especial para combinar essas duas paixões.

Como já divulgamos aqui no blog, cientistas da Northumbria University constataram que a combinação entre chocolate e vinho tinto faz bem para a mente. Segundo os pesquisadores, por serem ricos em polifenóis, a combinação dos dois alimentos ajuda a dilatar as veias, facilitando o suplemento de sangue ao cérebro, como divulgado no jornal britânico Daily Mail.

A melhor dica para harmonizar ovos de páscoa e chocolates com vinho é combinar os sabores e corpo. Chocolates mais leves os vinhos mais leves. De igual modo, quanto mais forte o sabor do chocolate, mais encorpado o vinho deve ser.

Chocolate ao leite

Os apaixonados por chocolate ao leite devem escolher um vinho doce para acompanhá-lo, como o vinho do Porto. Assim, nenhum sabor se sobressai ou anula ao outro.

Chocolate meio-amargo

Chocolates com 50% de cacau são de fácil combinação e podem ser acompanhados com diversos tipos de tintos, sejam eles jovens ou encorpados. Boas dicas Shiraz e Malbec.

Chocolate amargo

Para os chocolates com mais de 70% de cacau, uma dica é optar por rótulos tintos secos sem passagem por madeira, como os Merlots jovens. Acima deste percentual, vale escolher a bebida com leve passagem por madeira, como Cabernet e Merlot.

Chocolate branco

Chocolate branco pode ser combinado com vinho de colheita tardia. Outra dica é escolher rótulos com fermentação malolática, que dá um toque amanteigado à bebida e ajuda a harmonizar com o doce.





Nenhum comentário:

Postar um comentário