segunda-feira, 26 de maio de 2014

Zinfandel ou Primitivo: Características e Harmonização

Para continuar com a nossa série especial sobre as Uvas, hoje trazemos a americana Zinfandel.

Muito embora alguns imaginem que a Zinfandel poderia ser uma uva nativa norte americana, os estudos recentes revelaram que seu DNA é muito próximo da Primitivo, uma uva italiana. Além disso, as pesquisas indicam que ambas são originárias da Croácia e acredita-se que tenha chegado aos Estados Unidos em 1820. Hoje ela é uma das principais uva no território americano.

Durante a década de 1970 vários produtores italianos começaram a rotular seus vinhos Primitivo como Zinfandel, para lucrar com a popularidade de Zinfandel no mercado dos EUA. Agora, o contrário também está acontecendo: com o crescimento da Primitivo na Itália, um número de vinhedos californianos (principalmente de dessedentes italianos) trazem rótulos de seus vinhos Zinfandel como Primitivo.

Principais Regiões

Como destacamos a Zinfandel é uma das uvas que se destacam nos Estados Unidos, mais já tem plantações em outros países como Africa do Sul, México e Austrália. A Primitivo tem bastante relevância na região de Puglia, na Itália. A uva Crljenak Kastelanski, que pode ter sido a origem de ambas possui vasta plantação na Croácia.

Características

Os Zinfandel apresentam na taça geralmente uma cor rubi brilhante com borda violácea e em sua evolução adquire tons atijolados. Tem como aromas comuns as fruta madura (cereja, framboesa e amora e ameixa), especiarias doces (cravo e canela) e, dependendo do estágios em barricas de carvalho, adquire aromas como baunilha, tabaco e chocolate. Na boca são amáveis e sedosos, com taninos finos e acidez balanceada. Em climas quentes a uva produz vinho com acentuado teor de álcool. O White Zinfandel é um vinho bem famoso no E.U.A, um vinho branco quase rosé, que faz sucesso em clima quente pela sua refrescância e seu sabor adocicado.

Harmonização

É uma uva que possui corpo com bom volume, acidez e álcool equilibrados. É uma verdadeira "curinga" e acompanha vários pratos. Possui destaque para hamonização com queijos amarelos, churrasco, pizzas e refeições do dia a dia que incorporem carne. Sempre a indico para acompanhar os pratos de comida típica americana. Outra boa dica é a costela ao barbecue com batata dorê. Fica excelente!

Temperatura de Serviço

A temperatura de serviço de um vinho Zinfandel que realça todos os seus aromas e sabores está entre 16° e 18°.

Outras Uvas

Para informações de outras uvas basta acessar nosso posts: Carménère, Tempranillo, Nebbiolo, Torrontés e Sauvignon Blanc.

Saúde!

5 comentários:

  1. O vinho da zinfandel é realmente divino.

    ResponderExcluir
  2. O vinho da zinfandel é realmente divino.

    ResponderExcluir
  3. Apreciei o vinho sasseo primitivo e me agradei muito.
    Realmente vinho divino.

    ResponderExcluir
  4. Apreciei o vinho sasseo primitivo e me agradei muito.
    Realmente vinho divino.

    ResponderExcluir
  5. provei um primitivo da manduria pazzia cuja nota da vivinho 4,4 - um achado pelo seu dulçor , talvez por isto ficou bem conhecido nos EUA ! embora nos EUA ela é chamada de zinfandel ! na california,

    ResponderExcluir