segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pizzato Legno Chardonnay 2013 #CBE

Vinícola: Pizzato
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Tipo: Branco
Uvas: Chardonnay
Álcool: 13%
Preço: R$61,00(Bodega Express)

O tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (#CBE) de Maio/2014 foi um vinho Branco com passagem por madeira. Para participar, escolhi o melhor Chardonnay nacional que degustei esse ano, o Pizzato Legno Chardonnay 2013.

Já tinha destacado este vinho na minha visita à vinícola no inicio do ano (Vinhos do Brasill: Vinícola Pizzato) quando então, tive a primeira oportunidade de degusta-lo. Trouxe até uma garrafa para minha adega. Voltei a degusta-lo na Expovinis em São Paulo e não tive dúvida em escolhe-lo para o tema desse mês da Confraria.

O Legno Chardonnay 2013 é um vinho que passa por 10 meses em barricas de carvalho e possui demarcação D.O. Vale dos Vinhedos, ou seja, ele feito com uvas exclusivas de uma região demarcada do Vale dos Vinhedos.


Agora, vamos ao vinho!
Na taça é límpido com uma cor amarelo ouro com uma certa 
untuosidade. No olfato é bem agradável e intenso. Apresenta aromas de frutas brancas em destaque como o melão e a pera, acrescido de um toque de mel e aromas originários da barrica como coco e baunilha. Na boca é elegante, delicado, com o amanteigado na medida, sem ser enjoativo. Possui toques suaves de frutas brancas e uma boa acidez. É um vinho equilibrado, com estrutura e boa persistência na boca.

O Pizzato Legno Chardonnay 2013 só confirma a ótima impressão que tenho dos chardonnay nacionais. Já escrevi aqui sobre Casa Venturini Chardonnay Reserva 2011, e o
Don Laurindo Chardonnay D.O 2013. Vale a pena experimentar!

Garrafa nº0261




 Visual
Límpido com uma cor amarelo ouro, lagrimas lentas e uma certa untuosidade.
 Olfato
Agradável e intenso. Apresenta aromas de flores brancas, frutas brancas(melão e pera),mel, coco e baunilha
 Gustativo
Elegante, amanteigado na medida. Frutas brancas e uma boa acidez. Equilibrado, com estrutura e boa persistência na boca. 
 Harmonização
Harmonizei com empadão de camarão


Por Jonas Magalhães



Nenhum comentário:

Postar um comentário