terça-feira, 29 de julho de 2014

Melhor vinho branco do mundo pela Wine Challenge é português

É português o “melhor vinho branco do mundo”. O vinho Campolargo de 2011 ganhou o IWC Champion White Wine 2014 no concurso International Wine Challenge, que aconteceu em Londres.

O Campolargo branco de 2011 foi o primeiro vinho de mesa português a conquistar o troféu em 31 edições deste concurso mundial.

"Um vinho branco português conseguir o prêmio máximo para brancos foi uma inesperada e deliciosa surpresa", disse um dos co-presidentes do concurso, Charles Metcalfe.

No comunicado em que são revelados os cinco campeões mundiais dos vinhos brancos, Metcalfe diz mesmo: "mais pessoas deviam provar os vinhos de Portugal".

Como fazia o avô
"Fazemos este vinho como o fazia o meu avô", disse à Lusa Carlos Campolargo, da direção da empresa de Anadia. O "segredo" está na genuinidade do vinho e no emprego de processos artesanais, mas também, admite, no fator "sorte" de condições climatéricas adequadas.

"Tal como fazia o meu avô, assim faço eu. Claro que já não pisamos com os pés. São robôs mecânicos que fazem esse trabalho, de uma maneira ainda mais suave do que os nossos pés", explica.

Empresa familiar, mas já de alguma dimensão, a Campolargo trabalha apenas com as suas próprias uvas, em duas propriedades com cerca de 170 hectares na Bairrada.

Cerca de 40% da produção da empresa é destinada ao mercado externo. O principal alvo é a América do Norte.

Fonte: Renacença.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário