quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pizza & Vinhos, por uma perfeita combinação.

Pizza & Vinho é um clássico, todos adoramos essa combinação. No entanto com a ampliação e variação de sabores e novas receitas, fica cada vez mais complexo acertar nessa harmonização.

A dica geral é ver quais ingredientes compõe a pizza para definir o vinho. A escolha certa irá aguçar o sabor dos ingredientes e fazer com que a combinação seja interessante.


Vamos as Harmonizações de Pizza & Vinho

- Mozzarella 
Indicamos vinhos tintos jovens, com corpo leve a médio e boa acidez para acompanhar o queijo. Uma boa pedida é um Chianti, Merlot ou Cabernet Franc

- Margherita
Indicamos vinhos tintos jovens, com corpo leve a médio e boa acidez. Boa pedida é Chianti clássico ou um Pinot Noir.

- Portuguesa
A pizza portuguesa é uma mistura de ingredientes e sabores, indicamos um vinho com bom corpo. A boa pedida é um vinho do Douro(Portugal) com passagem em carvalho.

- Bacon
A gordura do Bacon exige um vinho forte e com boa carga de taninos e acidez. Indicamos um Tannat.


- Calabresa, Toscana ou Pepperoni
Outra Pizza que necessita de um vinho com personalidade para enfrentar a gordura da linguiça. Aqui podemos acompanhar com um Cabernet Sauvignon ou Merlot encorpado. 


- Frango com Catupiry
A combinação Frango e Catupiry necessita de um vinho que possa ser fresco para combinar com Frango e ter corpo para fazer frente ao catupiry. Indicaria um Chardonnay com passagem em carvalho.

- Rúcula com Tomate Seco
São aromas complexos, o amargor da rúcula com a agridoce do tomate seco, um espumante é o ideal para acompanha essa combinação, outra dica é um Rosé.

- Atum
Peixes mais gordurosos podem ser acompanhados por um vinho branco complexo ou um tinto leve. Poderia ser um Chardonnay com passagem em carvalho ou Merlot leve.


- Palmito
Essa pizza exige um branco fresco e com boa acidez. Indicamos um Sauvignon Blanc.

- Banana
Um pizza doce que tem um acentuado ponto de acidez e doçura. Indico um espumante moscatel.

- Chocolate
Essa pizza depende do sabor do chocolate. Se for chocolate ao leite, ela pede um vinho do porto. Se o chocolate for amargo, podemos combinar com um tinto encorpado.


Outra dicas esta na imagem ao lado.

Fez outras combinações e deu certo, faça seu comentário. 


Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário