sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Vinho em Bag in Box? Gallo Rosso Casa Venturini 3L #CBE

Vinícola: Casa Venturini
País: Brasil
Região: 50% Campanha Gaúcha e 50% Serra Gaúcha
Tipo: Tinto - Bag in Box
Uvas: Cabernet Sauvignon
Álcool: 12,5%
Preço: R$52,00 (Bodega Express)

O tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (#CBE) de Julho/2014 foi escolhido pelo confrade
 Evandro Vanti Gonçalves, o tema foi um vinho tinto nacional sem passagem por barricas de carvalho. Como em minha adega não tinha nenhum vinho do tema, resolvi fazer o que há algum tempo queria: experimentar uma bag in box, pouco usual no Brasil, mas com bastante sucesso mundo afora. Já tinha degustado vinhos com este tipo de armazenamento em alguns restaurantes aleatórios. Mas nunca tive a oportunidade de ter um em casa para avaliar. Resolvi quebrar o preconceito.

Escolhi o bag in box da Casa Venturini, Gallo Rosso 3l, uma vinícula que estive visitando no inicio do ano. Neste vinho, metade das uvas são provenientes da Campanha Gaúcha e a outra metade é de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. É um vinho varietal 100% Cabernet Sauvignon, sem nenhuma passagem por barricas.

Vamos ao vinho: Na taça apresenta uma cor rubi intensa e brilhante, com lágrimas abundantes. No olfato é bem frutado, com aromas de frutas vermelhas maduras como blueberry. Na boca é macio, frutado, equilibrado e fácil de beber.

A bebida não preza pela complexidade e excelência, mas admito que me surpreendeu pela sua
honestidade. É um vinho bem agradável e fácil de beber. Um boa opção para o dia a dia por um ótimo custo beneficio.

EVOLUÇÃO
Sua evolução também me surpreendeu, bebi durante uma semana. As alterações de aromas e sabores do vinho foram quase imperceptíveis.


Prós e Contras

Positivo:
  • O principal beneficio é a manutenção do sabor do vinho por bastante tempo, mesmo após aberto. 
  • Economia: uma bag in box equivale a 04(quatro) vinhos em garrafa. A média de preço da garrafa do Gallo Rosso nesta embalagem saí por R$13,00. O que é bem em conta.
  • Praticidade: leve para transportar e não quebra.

Negativo:
  • Não possui a mesma complexidade e evolução dos vinhos em garrafa.
  • Não tem o charme de abrir uma garrafa.
  • A bebida é mantida na geladeira e a temperatura de serviço não é ideal pois ela é servida gelada. A embalagem esconde as características do vinho no inicio, quando servida.


Saldo:

Não vejo a bag in box como uma ameaça a garrafa. Além de não ter o mesmo charme, ela não apresenta algumas das funcionalidades da garrafa, principalmente participação na evolução do vinho. No entanto vi boas características na "caixinha": Além de ser econômica, a vejo como um "curinga" para ser usada em festas, restaurantes/bares e para quem deseja gastar pouco e beber só uma taça por dia.



VisualRubi intenso e brilhoso
OlfatoFrutas vermelhas como blueberry
GustativoEquilibrado, macio e frutado 
HarmonizaçãoCarnes Vermelhas 

Por Jonas Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário