segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cabernet Franc: Características e Harmonização

Continuando a nossa série especial sobre as Uvas, hoje trazemos a famosa Cabernet Franc. 

Não confunda a Cabernet Franc com a Cabernet Sauvignon, ambas são da família Cabernet, sendo que a Cabernet Franc surgiu primeiro e juntamente com a Sauvignon Blanc deu origem a famosa Cabernet Sauvignon.

Ela faz parte do conhecido corte bordalês: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Mas sua historia de uva coadjuvante esta começando a mudar, antes muito usada para fazer parte de vinhos assemblage, agora começamos a notar que grandes vinícolas abriram espaço para varietais de grande qualidade a partir da uva Cabernet Franc.

Principais Regiões

Como destacamos a Cabernet Franc tem presença forte em Bordeaux, por participar no corte da região. Na França ainda tem forte destaque no Vale do Loire. Ainda esta presente com bons resultados em varias regiões do Novo Mundo como EUA, o Chile e a Argentina. No Brasil ela já teve maior destaque, hoje temos poucos produtores dando importância a casta, mas como bons resultados como a Don Giovani, Casa Valduga, Valmarino e Aurora.

Características

Produz vinhos geralmente com uma coloração escura, o que ajuda muito na formação de assemblage's. Se comparamos com a Cabernet Sauvignon, ela apresenta maior suavidade nos taninos, menor acidez, um corpo mais leve e provavelmente maior gama aromática. Seus aromas mais conhecidos são frutas maduras(ameixa, groselha e cereja), especiarias, herbáceo e florais. Combinada com as barricas pode destacar aromas de baunilha, chocolate, tabaco, coco e terrosos.

Harmonização

A Cabernet Franc possui uma grande possibilidade de emparelhamento com comida. Indicada para acompanhar prato com média complexidade, por exemplo carne de porco, frango, avestruz, pato, filé mignon, todos acompanhados com temperos como manteiga, ervas finas, hortelã, louro, alho, cebola, pimentas, alecrim e pimentões. Outra dica é comida árabe e pizzas.

Temperatura de Serviço

A temperatura de serviço de um vinho Cabernet Franc que realça todos os seus aromas e sabores está entre 15° e 17°.

Outras Uvas

Para informações de outras uvas basta acessar nosso posts: Carménère, Tannat, Zinfandel, Tempranillo, Nebbiolo, Torrontés e Sauvignon Blanc.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário