terça-feira, 2 de setembro de 2014

Portal Del Alto Late Harvest Tardío Syrah 2010

Vinícola: Portal del Alto
País: Chile
Região: Valle do Maule
Tipo: Tinto Doce
Uvas: Shyrah

Álcool: 13%

Hoje vamos destacar aqui no site um vinho feito através de uvas com a colheita tardia. São poucos exemplares produzidos no novo mundo. Poucas vinícolas se aventuram nesse tipo de bebida, o requisitado vinho de sobremesa.

O vinho de colheita tardia tinto não era visto até o lançamento do Late Harvest da Portal del Alto(2003). Foi o primeiro doce vinho tinto do gênero feito no Chile. O Professor Alejandro Hernandez, um dos maiores nomes da enologia chilena inovou, colhendo as uvas em maio e fazendo a fermentação normalmente, escolhendo a casta Syrah. 

O vinho, na taça apresenta uma coloração rubi bem forte junto a uma viscosidade nítida. No olfato se destaca aromas de frutas vermelhas em compota e algo como café e tabaco. Na boca tem um bom volume, taninos suaves e a acidez marcante. O açúcar residual se faz presente sem se enjoativo, uma doçura bem integrada. 


Alguns poderão lembrar do vinho do Porto ao degusta-lo. O Portal Del Alto Late Harvest Tardío Syrah 2010 é muito bem feito, se destaca. Acompanhou um Cheesecake de chocolate branco com cobertura de goiaba e foi perfeito.



 Visual
Coloração rubi bem forte com uma viscosidade nítida
 Olfato
Aromas de frutas em compota e algo como café e tabaco
 Gustativo
Bom volume, com a acidez marcante e doçura bem integrada
 Harmonização
Cheesecake de chocolate branco com cobertura de goiaba

Por Jonas Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário