segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vinho pode ajudar no seu sono.

Pesquisando sobre Vinho e nosso sono, encontrei uma pesquisa da Universidade de Milão, divulgado pelo site português Publico. Tal pesquisa afirma ter descoberto que as uvas utilizadas na fabricação de alguns dos vinhos tintos contêm altos níveis de melatonina, hormônio produzido por diversos animais e plantas, quando produzido em nosso organismo ao fim do dia induz e regula o sono, trazendo noite tranquilas.

Marcello Iriti e os seus colegas, que publicam os seus resultados na revista "Journal of the Science of Food and Agriculture", detectaram a presença desse hormônio do sono na pele das uvas Nebbiolo, Merlot, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Croatina.

“O teor de melatonina no vinho poderá ajudar a regular os padrões de sono, tal como acontece com a própria melatonina produzida pela glândula pineal nos mamíferos” afirma 
Marcello Iriti na revista.

Não é a primeira vez que o vinho tinto e as uvas que lhe dão origem são apontados como benéficos para a saúde. Estudos já apontam que o consumo moderado de vinho tinto poderia diminuir a taxa de “mau colesterol” no organismo e até ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Veja nosso especial de Vinho&Saúde.

O mesmo documento cita também um especialista mais céptico, Richard Wurtman do MIT, que acha que serão precisos mais estudos para confirmar que a substância agora detectada é mesmo melatonina.



Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário