terça-feira, 4 de novembro de 2014

Casa Venturini Chardonnay Reserva 2008 #CBE

Vinícola: Casa Venturini
País: Brasil
Região: Flores da Cunha - RS
Tipo: Branco
Uvas: Chardonnay

Álcool: 13,2%

Início de mês e vamos postar nosso vinho escolhido para a Confraria Brasileira de Enoblogs (#CBE). O tema de Outubro foi escolhido pela amiga Ju Gonçalves, do blog Vou de Vinho. Ela escolheu como tema um vinho branco nacional.

Como já estava esperando uma "desculpa" para degustar um presente que trouxe do Sul, essa foi a ocasião para abrir o Casa Venturini Chardonnay Reserva 2008. Esse ano já escrevemos aqui sobre a safra 2011.

A Casa Venturini se orgulha muito de seu Chardonnay. Na Avaliação Nacional de vinhos de 2014 ele foi premiado pelo sexto ano seguido.

Vamos ao vinho Casa Venturini Chardonnay Reserva 2008: na taça é bem forte, com um intenso amarelo ouro. No olfato apresenta aromas de abacaxi, damasco, mel e chocolate branco. Na boca é delicioso, com ótimo amanteigado, sedoso e muito agradável. Acidez se faz presente, no entanto perdendo um pouco de sua força, bem destacada na safra 2011. Final de boca persistente, com retrogosto muito agradável, destaque ao abacaxi.

Comparando o Casa Venturini Chardonnay Reserva 2008 com a safra 2011 noto que a perda da acidez é compensada com um vinho mais sedoso, com aromas delicados, um vinho mais elegante, gostei bastante. 2008 foi uma safra bem premiada internacionalmente e resistiu bem.


Esse é um vinho que sempre faço questão de ter na adega. Parabéns ao José Venturini pelo excelente resultado. Harmonizei com um Abadejo ao molho de camarão e casou muito bem.



 Visual
 Límpido e um cor intensa amarelo ouro.
 Olfato
 Abacaxi, damasco, mel e chocolate branco.
 Gustativo
 Bom amanteigado, sedoso e elegante. Boa persistência, retrogosto abacaxi.
 Harmonização
 Filé de Abadejo com molho de camarão.

Por Jonas Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário