quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Primeira Estrada Syrah 2014

Vinícola: Estrada Real
País: Brasil
Região: Três Corações - MG
Tipo: Tinto
Uvas: Shiraz(100%)
Álcool: 14%
Preço: R$79



Essa avaliação é especialmente para Confraria Brasileira de Enoblogs (#CBE). Hoje voltamos a degustar o Primeira Estrada Syrah, ele foi o vinho escolhido para a Confraria de Setembro/2016. O tema foi indicado por Evandro Vanti, do blog Vinhos que Provo. O tema definido foi: "Um Syrah / Shiraz do novo mundo, sem limite de preço. Vale um 100% ou um corte, desde que a maior parcela seja dessa uva".

Quando fiquei sabendo do tema, procurei conciliar a tarefa da confraria com um desejo antigo, ver a evolução deste vinho mineiro. Já tinha experimentado o Primeira Estrada Syrah 2010 em julho de 2013 e agora busquei a safra de 2014 para fazer uma comparação.

Como já tinha dito na análise do Primeira Estrada Syrah 2010, esse é um projeto que apresenta uma especificidade: a colheita é feita na época seca do inverno, nos meses de julho e agosto. O normal no resto do mundo é colher no verão, sendo que o vinho passou por 12 meses em barricas de carvalho e mais um ano envelhecendo na garrafa.

Vamos ao vinho, na taça apresenta uma coloração intensa de rubi com margens roxa escura, tem lágrimas abundantes, finas e lentas. No olfato é mais intenso que a safra antiga, apresenta as mesma frutas vermelhas maduras(cereja, ameixa preta e framboesa), outros aromas são destacados como o caramelo, pimenta e o tostado do carvalho. Na boca é sedoso, redondo e com um retrogosto lembrando café com boa persistência.

É um vinho que vale a pena conhecer, me deixou outra boa impressão sobre ele. Comparando com a safra 2010( que já era um bom vinho), achei que o Primeira Estrada Syrah 2014 tem ainda mais predicados para você buscar conhece-lo. Ele é facilmente encontrado no Rio de Janeiro (supermercado Zona Sul), essa garrafa eu comprei na loja Pacco em Tiradentes-MG, paguei R$79.


Por Jonas Magalhães



Nenhum comentário:

Postar um comentário