sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Harmonizando carne de porco e vinho

A associação entre carnes e vinho é sempre uma harmonização que os enófilos adoram fazer e experimentar. Em um encontro com amigos e na preparação de um leitãozinho busquei pesquisar e experimentar uma combinação que harmonizasse vinhos com a suculenta e gordurosa carne de porco, no caso um leitãozinho marinado em ervas.

Para falar em leitão, não tem como não citar a Bairrada, região famosa no Beira Atlântico de Portugal, a Bairrada DOC é conhecida pela combinação do Leitão com vinhos da casta Baga, uva dominante na região, uma casta que origina vinhos carregados de cor, muito ricos em taninos e com ótima acidez, que lhes dão elevada longevidade e acompanha muito bem uma carne gordurosa e suculenta como o leitãozinho que fiz.

Outra boa possibilidade é a utilização de espumantes para acompanhar uma carne de porco. Faço valer sempre essa combinação quando é uma feijoada. Lembrando que a região da Bairrada faz excelentes espumantes, também usando a casta Baga. No Brasil também temos espumantes com ótimo custo beneficio e de qualidade impressionante. O espumante ajuda muito com a refrescância e acidez na combinação com a gordura e suculência da carne de porco, sem sobrepor e esconder o sabor da carne. É uma ótima combinação também.

Abri o vinho Casa de Sarmento Bairrada DOC 2014 Tinto e acompanhou muito bem, comprei na CADEG no Rio de Janeiro, aproveitei e comprei junto o espumante da mesma vinícola, os dois com ótimo custo benéfico(50 reais o tinto e 70 reais o espumante).




Tinto e Espumante da Casa de Sarmento
Com o amigo Sylvio, apreciador de bons vinhos.















#wine #Vinho #Porco&Vinho #Bairrada #Portugal #Baga #Espumantes #VinhoTinto #Harmonizar


Nenhum comentário:

Postar um comentário